A educadora, escritora e professora emérita da UFMG, Magda Becker Soares, ganhou o Prêmio Jabuti de 2017, na categoria educação e pedagogia. O livro “Alfabetização: a questão dos métodos” chama a atenção não apenas para o método de ensino da leitura e da escrita, mas para um tema que, segundo a autora, tem prestígio restrito ao meio da pedagogia. “Tenho estudado o assunto dos pontos de vista psicolínguístico e cognitivo. Estamos falando de um processo complexo, que requer, portanto, uma orientação complexa.”, diz.
Magna explica que uma das questões primordiais do livro está relacionada às operações cognitivas da criança no processo de aprendizagem de uma representação arbitrária. “A criança tem as condições prévias para falar e ouvir, mas não para aprender o código da escrita. Ela está atenta ao som da fala, não tem a consciência dos fonemas”, explica.
A autora que estuda o processo de aprendizagem conhecido como letramento, compartilha, no livro, anos de leituras, pesquisas e vivências com o intuito de realizar uma “transposição didática”, direcionada para a atuação dos professores.
Os assuntos do livro lançado pela Editora Contexto, em 2016, se dividem em aspectos como: fases de desenvolvimento no processo de aprendizagem da escrita, aprendizagem em diferentes ortografias e no português brasileiro, consciência metalinguística e aprendizagem da escrita, consciência fonológica e fonêmica (e a relação com a alfabetização), leitura e escrita de palavras. “Há uma tendência de se aplicar os estudos do inglês para a alfabetização do português brasileiro, o que não faz sentido. Esse é um tema importante e que não é devidamente considerado”, afirma Magda Soares.
A fundadora do Centro de Alfabetização Leitura e Escrita (Ceale) desenvolve, há mais de 10 anos, trabalho de pesquisa e intervenção na rede pública de Lagoa Santa. “Tento mostrar nesse livro que alfabetização é bem mais que a escolha do método que se vai usar”, completa.
Com 384 páginas, o livro custa R$ 59,90 site editora