A “Operação Sete Lagoas Livre de Gaiolas” aconteceu em um evento chamado “Torneio de Canto de Pássaros” realizado no dia 21 de janeiro no Ginásio Farnetti. O agrupamento de Sete Lagoas pertence ao 4° Pelotão de Lagoa Santa. Lá no local o SGT Nagibe e o SGT Moreira, de Lagoa Santa, junto com outros policiais, identificaram dezenas de aves adquiridas de forma ilegal. Foram realizadas buscas, apreensões e multas que passaram de R$60 mil.
A quantidade de apreensões chamou a atenção, já que se tratava de um torneio. No local foram levadas 42 aves silvestres sem anilha de identificação, 27 aves silvestres com indícios de adulteração nas anilhas, 21 aves silvestres com anilhas de identificação, porém abandonadas no local e 105 gaiolas.
A operação contou com o auxílio dos militares do Pelotão de Meio Ambiente de Lagoa Santa, da sede Cia PM de Belo Horizonte, dos militares do 25° BPM e de fiscais da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Semad) e Ibama. Dezoito pessoas foram presas e 90 pássaros apreendidos. A operação foi planejada e não houve uma denúncia anônima, segundo militares de Lagoa Santa.