De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES) já foram registradas nove mortes devido a febre amarela em todo estado. Desde o final do ano passado 11 pessoas foram diagnosticadas e nove faleceram. Quatro casos somente em cidades da região metropolitana (Nova Lima e Mariana)
Em Nova Lima as duas vitimas eram homens, um deles veio de São Paulo passar as festas de fim de ano na cidade e o outro tinha 60 anos e morava no bairro Galo. Já na cidade de Mariana, a prefeitura afirmou que as duas vítimas moravam na zona rural. Somente um dos 11 mortos era mulher e a SES não informou os casos que permanecem em investigação.
Mortes confirmadas
- 03 em Nova Lima na região Metropolitana;
- 02 em Mariana, na Região Central;
- 01 em Brumadinho na região Metropolitana;
- 01 em Carmo da Mata no Centro-Oeste;
- 01 em Barra Longa na Região Central;
- 01 em Mar de Espanha na Zona da Mata.
Como a Secretaria Municipal de Saúde está tratando a febre amarela em Lagoa Santa – Em contato com o setor de imunização da Secretaria Municipal de Lagoa Santa foi confirmado que a cidade já está realizando a vacinação em dose única e completa. “Somente nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, que ainda não tinham a vacina no calendário, é que estão realizando a vacina fracionada. Aqui já trabalhamos com a dose única”, explica.
Serão 12 postos em atendimento de 08h às 16h e no dia 27 de janeiro (sábado) haverá uma campanha especial. “Alguns moradores reclamam que a vacinação é realizada apenas durante a semana, por isso resolvemos criar esta espécie de “Dia D” para que mais pessoas possam ser imunizadas”, diz.
Para vacinar é preciso apresentar o cartão de vacina, caso não tenha, é preciso levar documento de identidade. Menores só vacinam com cartão e acompanhados pelos pais.
Veja as 12 unidades que já estão atendendo a população
- Nova Santos Dumont
- Policlínica Centro
- Várzea
- Visão
- Aeronautas
- Recando do Poeta
- Por do Sol
- Palmital
- Moradas da Lapinha
- Campinho
- Joana D’arc
- Lapinha