Mês dos pais: por que os homens gostam de ficar em casa?

0
267
Foto: Zen Chung/ Pexels

Segundo pesquisa 56% dos homens aumentaram a participação nas atividades de casa após a pandemia.

O mês de agosto é marcado pela celebração do dia dos pais e um fato interessante sobre os homens, é que eles estão demonstrando interesse em passar mais tempo em casa, participar das atividades domésticas e assumir responsabilidades como cozinhar, cuidar da decoração e resolver problemas do lar. Além disso, um outro motivo que faz eles gostarem de ficar em casa são a funcionalidade e a praticidade dos ambientes.

Muitos homens estão se tornando mais envolvidos na vida doméstica e no cuidado dos filhos, o que inclui passar mais tempo em casa. “A busca por um equilíbrio entre trabalho e vida pessoal tem levado muitos homens a valorizar mais o tempo passado em casa, participando das atividades domésticas e contribuindo para um ambiente familiar positivo”, destaca a arquiteta Germana Lara. 

As áreas de lazer da casa costumam ser os ambientes preferidos entre eles. “Se o homem gosta de cozinhar ao ar livre, uma área de churrasco ou uma churrasqueira pode ser um excelente espaço para receber amigos e familiares. Também uma área com mesa de bilhar, mesa de pingue-pongue, dardos, fliperama ou outros jogos recreativos que proporcionem diversão competitiva, pode ser um ótimo lugar para se divertir”, completa Germana. 

Homens que cuidam do lar

A divisão tradicional de papéis de gênero tem evoluído ao longo das últimas décadas, à medida que a sociedade reconhece a importância da igualdade de gênero e da equidade em todos os aspectos da vida, incluindo as responsabilidades domésticas. “Cada vez mais casais optam por compartilhar as tarefas de casa de maneira mais equitativa, levando em consideração as habilidades, preferências e disponibilidade de ambos os parceiros”, afirma a arquiteta. 

Além disso, a maior inserção das mulheres no mercado de trabalho e a evolução na igualdade entre gêneros traz para o homem novas possibilidades e responsabilidades conectadas ao cuidado.

De acordo com pesquisa da Catho, 7% dos homens disseram já ter deixado o mercado de trabalho para cuidar dos filhos. E 56% dos homens aumentaram a participação nas atividades de casa após a pandemia e 47% deles passaram a cozinhar mais, segundo pesquisa Datafolha.

Foto: Divulgação

Fonte: Germana Lara é arquiteta, há mais de 15 anos está à frente do escritório Larc Arquitetura em Belo Horizonte. Sua equipe desenvolve projetos residenciais com objetivo de realizar os desejos e sonhos de seus clientes com excelência, além de projetos comerciais focados no público e propósito das empresas. – @larcarquitetura –

Leia tambémPesquisadora mineira cria cartilha sobre a violência contra a mulher direcionada à Mídia e a forma como as notícias são veiculadas

Deixe uma resposta