Cerca de 150 pessoas estiveram ontem (08/12) no evento, realizado para convidados da equipe do Mercadão Internacional de Lagoa Santa, que apresentou um pouco do que será o mega empreendimento localizado na Avenida Das Árvores, 290 – bairro Jardim Ipê, entrada de Lagoa Santa, Região Metropolitana de Belo Horizonte.
De acordo com os organizadores do evento, o Mercadão Internacional de Lagoa Santa segue um conceito mundialmente consagrado dos grandes mercados públicos, aproximando os consumidores dos produtores, servindo cultura para pessoas de locais diversos, reunindo a indústria local com empresários de outros países, combinando gastronomia com apresentações artísticas, misturando arte com artesanato, acrescentando tecnologia ao que há de mais rústico e singelo.
De acordo com os responsáveis pelo empreendimento, o Mercadão Internacional trará para Lagoa Santa cerca de 1.200 empregos diretos e 2000 vagas indiretas, arrecadação fiscal, promoção de feiras, shows, palestras e eventos. Eles garantem que são os únicos no formato apresentado. Uma junção de gastronomia, arte e cultura, num espaço amplo e atraente.
Jonatas Leite, sócio de uma multinacional presente em 60 países e investidor/empreendedor no Mercadão Internacional, conversou com o Jornal Minas de Fato e contou que Lagoa Santa é um polo e faz parte de um circuito turístico da região.
Ele disse que Lagoa Santa é atraente e aconchegante e isso foi o que o atraiu. “Acredito que criamos uma proposta exclusiva. Quando colocamos produtos e serviços, utilidades de excelente qualidade, alta gastronomia, com a parte artística e cultural, no mesmo ambiente, você entrega algo diferenciado”, afirma.
Jonatas disse que os stands ainda não foram 100% preenchidos por estratégia da equipe de marketing e investidores. “Vamos aguardar nossos clientes chegarem e identificar o que eles procuram. Optamos por parar com 70% completo e já temos uma fila de espera de 60 empreendedores que querem participar desta novidade do Vetor Norte”, comemora.
Sobre a inauguração dia 10 de dezembro – A partir das 17 horas a promessa é que haja muita interação circense, artística, shows e vendas de excelentes produtos.
Jonatas contou que todos os protocolos em relação a pandemia serão seguidos. “Temos um amplo espaço e tudo estará dentro dos protocolos de segurança da pandemia”, conta.
A ideia é desenvolver o ambiente para ser um local cultural e artístico da região com privilégios para artistas da cidade de Lagoa Santa.
Jonatas Leite
Convidados – Obviamente o Prefeito de Lagoa Santa, Rogério Avelar, esteve no evento e discursou para os presentes. Ele estava ao lado de Rubens Lourenço sócio/investidor, Mauro Tramonte, deputado estadual, Paulo Dolabela, presidente da Câmara Municipal de Lagoa Santa, a ex-deputada estadual e federal Maria Elvira de Sales Ferreira e representando o governador, o assessor especial do Governo de Minas Gerais, coronel Carlos Henrique Guedes.
Rogério disse que o Mercadão Internacional “traduz um esforço coletivo dos empreendedores de trazer para cidade algo inusitado que não se encontra com facilidade no mundo”.
O prefeito de Lagoa Santa comemorou o novo ambiente de lazer, entretenimento e acredita que será uma referência positiva em relação ao turismo. “Espero muita alegria para os empreendedores e para população que vai contar com um local onde poderá participar dos eventos e terá um local com grande estrutura perto de casa”.
Questionado pelo Jornal Minas de Fato sobre a estrutura que a cidade oferece, um exemplo citado foi o transporte público para que a população consiga chegar com facilidade ao local, Rogério foi bastante sucinto. “Esse é um processo dinâmico. A partir do momento que identificamos a demanda o setor responsável, que é a Translago, realiza uma pesquisa técnica para conferir se a infraestrutura está adequada”, finalizou.
O prefeito de Santa Luzia marcou presença – Além das pessoas convidadas da cidade de Lagoa Santa, o prefeito de Santa Luzia, delegado Christiano Xavier, marcou presença e comemorou ao lado de Rogério Avelar as grandes possibilidades que um empreendimento deste porte traz para o Vetor Norte em geral. “Estamos com mais de 40 obras em andamento na cidade de Santa Luzia, preparando a cidade. Lógico que ainda temos muita coisa pra fazer, demandas infinitas, mas já é perceptível o crescimento. Temos a previsão de se instalar na região o Museu da Cozinha Mineira, dentro da Fazenda Boa Esperança, muita coisa boa pra nós”, conta.
Christiano disse que Santa Luzia teria plenas condições de abrigar um espaço como o Mercadão Internacional de Lagoa Santa, graças a abundância de mão de obra qualificada e mercado consumidor enorme.
Ele ressaltou a proximidade com o RodoAnel e o desenvolvimento da cidade. “Acredito que de alguma maneira isso aqui vai beneficiar o povo de Santa Luzia, todo mundo vai sair ganhando. Teremos uma opção a mais de entretenimento, diversidade, um mix de muitos produtos”.
O delegado contou que no bairro Novo Centro está sendo construído um mercado central com 68 stands.
História de um dos 210 empresários que já estão com stand pronto para receber os visitantes
Laudstone Rocha e Isaac Mendes são sócios e estão com um stand muito bem decorado dentro do Mercadão Internacional. Segundo os sócios a rota turística que a cidade oferece é muito atrativa e ambos não têm dúvidas que o Mercadão Internacional vai virar ponto de encontro de famílias.
Laudstone Antônio de Sá Rocha contou que sempre teve um laço com Lagoa Santa, pois tem parentes na cidade. “Fiquei 20 anos fora do país e resolvi fazer um retorno com chave de ouro. Nosso cardápio é todo em “mineirês” com ingredientes presentes na culinária mineira”, conta.
Isaac Mendes, que é de Florianópolis (SC), contou que o “Comiquetu” nasceu e foi idealizado para Lagoa Santa, não existe outro igual. “Nossos sanduíches são artesanais, visando a cozinha consciente, com satisfação no paladar. Os ingredientes vão trazer a identidade dos mineiros na hora da experiência da degustação”, diz.
Veja algumas fotos do evento
Convidados ilustres que marcaram presença
“Acredito que a pessoa precisa ser bem corajosa para realizar um empreendimento deste e a coragem leva ao sucesso” – Mauro Tramonte – Deputado Estadual e presidente da Comissão de Turismo e gastronomia da Assembleia Legislativa MG
“Na realidade meu gabinete já se preocupa bastante com a parte turística e cultural da cidade de Lagoa Santa. Em agosto deste ano lançamos o site “Experiências em Lagoa Santa” que é um guia turístico e sabemos que aqui tem um potencial enorme. Esse empreendimento vai dar uma nova vida para o turismo da cidade.” – Sargento Sabrina – vereadora e presidente da comissão de turismo da Câmara Municipal de Lagoa Santa
“Esse Mercadão Internacional vai agregar muito para toda Lagoa Santa e eleva o nome da cidade para Minas Gerais e todo Brasil. É mais uma opção de comércio e turismo para cidade” – Paulo ADM – vereador e atual presidente da Câmara Municipal
“A cidade de Lagoa Santa é carente de grifes (nomes fortes do empresariado estadual, nacional ou internacional). Lagoa Santa tem todas as condições para receber todos os cidadão de forma ordeira. Porém, a área de lazer é defasada. O Mercadão vem para cumprir esse papel de entretenimento e diversidade de produtos e serviços. Essa grife é muito bem vinda e vai atender todo o Vetor Norte”. Stefano Tavares – presidente Associação Comercial e Empresarial/CDL Lagoa Santa