Uma pessoa conseguiu filmar o momento em que um homem se aproxima do jacaré batizado como Alfredo que vive na Lagoa Central de Lagoa Santa, região metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais. O vídeo viralizou nas redes sociais na tarde de ontem (15/11).
No Brasil, ocorrem principalmente na região Sul, Sudeste e Nordeste, mas podem ser encontrados também na região Centro-Oeste. A alimentação dos jacarés do papo- amarelo são mamíferos, peixes, aves, répteis, crustáceos, insetos e moluscos. Eles são ovíparos (40 filhotes) e tem expectativa de vida de 50 anos.
Este animal, geralmente, quando adulto tem a cor verde-oliva enquanto os filhotes são mais amarronzados com costas listradas em preto e pontos escuros na cabeça e lateral da mandíbula. Quando já estão crescidinhos medem entre dois a três metros. O jacaré de papo amarelo virou atração turística no município e pode ser visto frequentemente tomando um sol na orla da Lagoa Central do município.
Recentemente Alfredo foi filmado tentando atravessar a movimentada Avenida Getúlio Vargas onde aos domingos é realizada a Feira de Artesanato da cidade.
De acordo com a FioCruz os jacarés são animais ecologicamente importantes, pois fazem o controle biológico de outras espécies de animais. Os répteis se alimentam dos animais mais velhos e fracos que não conseguem escapar de seu ataque. “Suas fezes servem de alimento a peixes e outros seres vivos aquáticos. Hoje, os jacarés-de-papo-amarelo fazem parte da lista de animais em extinção do IBAMA. Isso se deve, principalmente, pela destruição de seu habitat e à poluição dos rios”, explica.
Cristina Zampa Sanchez, bióloga e voluntária do Instituto Últimos Refúgios escreveu um texto para o site e explicou que “as pressões que os centros rurais e urbanos promovem nos ecossistemas fazem com que os jacarés tenham que atravessar rodovias e avenidas para migrar de uma lagoa a outra, o que resulta muitas vezes no encontro entre o animal e as pessoas, causando estresse em ambos e podendo resultar em danos físicos ao animal, já que ele não tem o costume de atacar deliberadamente os seres humanos”.
Jacaré de papo amarelo
Nome científico: Caiman latirostris
Classe: Reptilia
Ordem: Crocodylia
Família: Alligatoridae
Distribuição: Litoral do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul
Habitat: Lagoas litorâneas
Hábito: Noturno
Nome popular: JACARÉ DE PAPO AMARELO
Fonte – Fiocruz