No mês de setembro a cidade de Lagoa Santa, Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), vai respirar canoagem de velocidade. A cidade foi escolhida pela Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) para sediar o Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade e Paracanoagem 2023.
A competição acontece de 21 de setembro a 24 de setembro. Este evento será o terceiro da Temporada 2023 da Canoagem Velocidade e Paracanoagem e vai ajudar a definir o 1º Ranking Nacional da Canoagem Velocidade e o Ranking Nacional da Paracanoagem.
De acordo com a Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) , são aguardados mais de 400 atletas para este evento. A partir do dia 19 de setembro, das 8h até as 11h30 e das 14h até as 18h, os atletas poderão treinar na Lagoa Central, ponto turístico da cidade.
Segundo a CBCa, este evento servirá de Seletiva Nacional para o Campeonato Sul-americano de Canoagem Velocidade 2023, que ocorrerá também em Lagoa Santa entre os dias 29 e 30 de Setembro e 1° de Outubro de 2023.
A organização do evento é da CBCa, e terá o apoio da Prefeitura Municipal de Lagoa Santa – MG. A Lagoa Central é um espaço utilizado pela CBCa para a prática de modalidades aquáticas e esportes náuticos e está vinculada ao treinamento da equipe brasileira de canoagem.
O time da Escolinha de Canoagem de Lagoa Santa já conquistou medalhas
O time da Escolinha de Canoagem conquistou cinco medalhas, na primeira competição nacional, fora de casa. O feito aconteceu na cidade de Capitólio, entre os dias 14 a 16 de abril deste ano, durante a 1ª Etapa da Copa Brasil de Canoagem Velocidade e Controle Nacional 2023.
Com apoio da Prefeitura e parceria da Federação Mineira de Canoagem, o time treinado pelos professores Vinicius Santos e Caroline Rangel, ficou com o 6º lugar na classificação geral de equipes.
- Ouro no K4 1000 metros Misto: Miguel Branco Saborido, Marcos Paulo Fernandes, Arthur Mendes Diniz e Victor Gabriel Machado
- Prata no K1 200 metros menor e K1 1000 metros menor: Júlia do Nascimento Soares
- Bronze no K4 200 metros misto: Miguel Luiz Efigênio, Marcos Paulo Fernandes, Arthur Mendes Diniz e Miguel Branco Saborido
- Bronze no K1 1000 Menor Masculino: Marcos Paulo Fernandes
A Prefeitura de Lagoa Santa tem investido no esporte, já que a Lagoa Central se transformou em um ótimo local para a pratica do esporte olímpico. Este evento na cidade será uma vitrine para inúmeros atletas de todo Brasil.
Fonte: Com informações da Prefeitura de Lagoa Santa e Canoagem Brasileira
Leia também –