Apenas 5% dos brasileiros, com mais de 16 anos, entendem o inglês

0
662
Divulgação

Considerado o segundo idioma mais falado no mundo e a língua universal, o inglês tornou-se um dos principais requisitos no mercado de trabalho. Não é à toa que o brasileiro se preocupa cada vez mais em aprender tudo sobre o idioma. Porém, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Data Popular, uma pequena porcentagem da população nacional sabe de fato falar inglês. Pouco mais de 5% dos brasileiros com mais de 16 anos afirmam entender o idioma.

Josias Gonçalves Pires Júnior, fundador e diretor da escola HC School,

Segundo Josias Gonçalves Pires Júnior, fundador e diretor da escola HC School, com unidades em Belo Horizonte, Contagem e Betim, esse número ainda é muito pequeno em relação ao que realmente é necessário. “Muitas empresas sentem falta de profissionais que saibam falar inglês. Esta é uma língua universal e o crescimento de diversos setores depende de pessoas que conseguem se comunicar em outros países. Por esse motivo, uma segunda língua deixou de ser apenas um diferencial no currículo. Ele é realmente necessário e o mercado de trabalho necessita de tal conhecimento”.

Barreiras

O diretor afirma que talvez um dos principais motivos para o baixo conhecimento em inglês que ainda perdura no país seja a falta de acessibilidade. “Muita gente ainda acha que os cursos são muito caros, difíceis ou direcionados a apenas uma pequena parcela da população. Isso é um mito. Qualquer pessoa pode aprender inglês, basta encontrar o método mais adequado para suas necessidades. Também existem diversos auxílios para ajudar na preparação, como materiais didáticos diferenciados e sempre atualizados, além da rotina de estudos em casa”, garantiu Júnior.

Dicas

Para quem tem dificuldade em aprender o idioma, Josias destaca que não é necessária muita dor de cabeça. “Sempre haverá um jeito especial que agrade cada um. Ao iniciar o curso, o aluno pode conversar com o professor e expor suas dificuldades ou maiores dúvidas. Dessa maneira, é possível encontrar um jeito ideal do indivíduo entender e falar bem”, afirmou.