Protestos em Confins deixa o trânsito complicado nesta manhã

0
772
FOTO: Prefeitura Pedro Leopoldo

Novos pedágios! Este foi o motivo que deslocou cerca de 300 pessoas para a rodovia MG-424, na manhã desta quinta-feira (19/04), em protesto contra dois novos pedágios da rodovia. Os manifestantes tomaram os dois sentidos, alternando a localização e denominaram o movimento como “Somos todos contra o pedágio”.

Segundo João Paulo Costa, assessor de imprensa da prefeitura de Pedro Leopoldo, os envolvidos (políticos, empresários e moradores de Pedro Leopoldo, Confins e São José da Lapa) realizaram uma blitz educativa, entregaram panfletos e conversaram com os motoristas explicando os impactos do pedágio. João explicou que a interdição foi dividida em tempos de 15 minutos paralisando os dois sentidos da via (Belo Horizonte e Lagoa Santa). A Polícia Militar acompanhou o protesto que durou de 07h as 08h30.

Prefeitos de Pedro Leopoldo, Confins e São José da Lapa vão entrar com ação na justiça para pedir a suspensão do edital de concessão da MG – 424. O edital prevê instalação de uma “praça” entre Matozinhos e Prudente de Morais e outro ponto de cobrança próximo a São José da Lapa. Os valores das tarifas variam entre R$2,60 e R$3,80.

O questionamento dos prefeitos é que a implantação de novos pontos de pedágios foram distribuídos em locais que já se encontram em boas condições de tráfego. São aproximadamente 20 mil motoristas que serão diretamente atingidos pela novidade.

A Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) informou que a praça de pedágio ficará após São José da Lapa no sentido Pedro Leopoldo e os moradores de Pedro Leopoldo, Capim Branco e Matozinhos terão a opção de usar a LMG–800 e, depois, a MG–010 para ir a Belo Horizonte. Os residentes em Confins que forem para Pedro Leopoldo, Matozinhos e Belo Horizonte não pagarão pedágio. A Setop se diz aberta à discussão e adiou a concessão para junho deste ano.