Técnicos do Ministério da Saúde vão visitar a Santa Casa de Lagoa Santa para viabilizar retomada de recursos financeiros

0
924
Foto: Alba Alves

Não é de hoje que o prefeito de Lagoa Santa, Rogério Avelar, reclama da falta de recursos financeiros para a manutenção da Santa Casa de Lagoa Santa/ Hospital Lindouro Avelar. Em seus discursos, ele sempre frisa que o Governo Federal/ Estadual não tem cumprido com a “parte deles” no papel de manter, financeiramente, o hospital referência da cidade.

A notícia boa é que, de acordo com a assessoria do vereador Fabiano Moreira (PSB), hoje pela manhã (07/03), o ex-secretário de saúde da cidade, esteve em Brasília, para uma reunião com Haroldo Poleti, coordenador da rede de urgência e emergência do Ministério da Saúde. O motivo seria a retomada de recursos financeiros para o hospital que vem sendo mantido, segundo o prefeito, apenas com recursos municipais.

Foto: assessoria do vereador Fabiano Moreira

Fabiano Moreira conversou com Poleti, que assumiu o compromisso de enviar para a cidade, técnicos que irão avaliar se a Santa Casa de Lagoa Santa pode voltar a receber os repasses de R$ 2,4 milhões, anualmente, destinados a rede de urgência e emergência da instituição. A reunião solicitada pelo vereador foi acompanhada pelo Deputado Federal George Hilton que, segundo Fabiano, tem dado todo apoio à Lagoa Santa.

Após a visita técnica do Ministério da Saúde, será necessário que a Secretária Municipal de Saúde providencie junto a Comissão Intergestores Bipartite do Estado de Minas Gerais (CIB/SUS/MG) uma deliberação para a retomada dos repasses. A visita dos técnicos será feita nos dias 27 e 29 de março e, aparentemente, os requisitos previstos já foram cumpridos. Agora é aguardar o resultado e saber se a população poderá contar novamente com a Santa Casa de Lagoa Santa.