Férias da criançada começam mais cedo com o Sarau Brincante

0
190
Foto: Daniel Márcio/ Divulgação

Atividades gratuitas com crianças de 6 a 10 anos vão acontecer em centros culturais da capital mineira; inscrições são online e já estão abertas.

As férias da criançada vão começar mais cedo na capital mineira. Essa é a promessa do Sarau Brincante, projeto que vai movimentar centros culturais de BH entre os dias 28 de maio e 20 de junho.

Os próximos encontros serão nos dias 28 e 29 de maio, às 13h30, no Centro Cultural Lindeia Regina (rua Aristolino Basílio de Oliveira, 445, Regina), onde também acontecerá um sarau, no dia 7 de junho, a partir das 13h30. Na sequência, o projeto, destinado para crianças de 6 a 10 anos, passará pelo Centro Cultural Urucuia, nos dias 11, 12 e 20 de junho. As atividades são gratuitas, e as inscrições devem ser feitas online (clique aqui)

De acordo com Shirley Rodriguez, atriz fundadora do Grupo Afeto, um dos objetivos do Sarau Brincante é incentivar que as crianças se expressem por meio das leituras, das cantigas, dos desenhos e das histórias, além, é claro, de oferecer um ambiente lúdico. “Estamos contribuindo para o acesso e a democratização do livro, da leitura e da literatura. Realizar este projeto nos centros culturais é meio que ‘voltar pra casa’, pois temos uma relação muito importante com esses equipamentos culturais”, adianta a artista.

Shirley explica a dinâmica do Sarau Brincante: “Antes do sarau, vamos ter dois encontros com as crianças. Nesses encontros de preparação, vamos brincar, ler, contar histórias e criar um clima repleto de afeto. Assim, vamos conhecer melhor os participantes e com eles vamos elaborar as intervenções artísticas, que serão apresentadas nos próprios centros culturais. A criança que se sentir à vontade será convidada a se apresentar”, adiantou. “Iremos dar autonomia e incentivar que as crianças se expressem livremente, tanto nos encontros de preparação quanto durante o sarau, a ideia é fazer junto”, completa a artista.

As crianças que participarem dos encontros de preparação vão receber um “Kit Sarau Brincante” com materiais para a produção de um livro minuto e brinquedos manuais, além do livro “Amoras”, do cantor Emicida e do ilustrador Aldo Fabrini. “Incentivamos as crianças a se expressarem por meio de múltiplas linguagens, desde a leitura, passando pelas cantigas e chegando na apresentação”, explicou Shirley. “Poder entregar um livro para as crianças será um símbolo muito forte, porque eu cresci sem acesso a livros e histórias”, completa.

MISSÃO

Desde 2019, quando foi fundado na Biblioteca do Centro Cultural Vila Santa Rita, o Grupo Afeto realiza encontros com e para as crianças, fomentando assim os convívios e a expressão artística livre. A companhia está ligada à literatura, afinal, a proposta é incentivar a leitura e proporcionar encontros do leitor com a obra. “Desde a fundação, almejamos realizar saraus com e para as crianças. Encontros em que as crianças se expressem de modo livre”, completa Shirley. O Grupo Afeto também desenvolve atividades nas áreas do teatro, da música e dos brinquedos e das brincadeiras, com foco na cultura das infâncias.

Grupo Afeto, além de Shirley Rodrigues, é formado por Ricardo Ulpiano e artistas convidados. Por meio de pesquisas e de experimentações, a companhia visa democratizar o acesso ao livro, à leitura e à literatura, enriquecendo as experiências culturais das crianças e suas famílias.

Projeto realizado com recursos do Fundo Municipal de Cultura de Belo Horizonte. Projeto n° 0394/2023

CENTRO CULTURAL LINDEIA REGINA (rua Aristolino Basílio de Oliveira, 445, Regina)Encontro de Preparação: 28 e 29 de maio, às 13h30 (terça e quarta)Sarau: 7 de junho, às 13h30 (sábado)

CENTRO CULTURAL URUCUIA (rua W-3, 500, Pongelupe)Encontro de Preparação: 11 e 12 de junho, às 14h (terça e quarta)Sarau: 20 de junho, às 14h (quinta)Mais detalhes: @grupoafeto 

Foto: Daniel Márcio
CRONOGRAMA SARAU BRINCANTE 
Nos centros culturais, vão acontecer dois encontros de preparação, totalizando quatro horas. A dinâmica será a seguinte: no primeiro encontro, recepção e apresentação; brincadeira de aquecimento, leitura compartilhada do livro “Amoras”; confecção do livro minuto; encerramento com brincadeira cantada; no segundo encontro, contação de histórias com o Afeto; brincadeira de aquecimento e criação de uma história compartilhada; jogo cênico, criando uma história a partir de um objeto; encerramento com brincadeira cantada. 
Em cada centro cultural, são oferecidas 25 vagas para crianças de 6 a 10 anos, residentes nos entornos dos equipamentos culturais. Todas as crianças participantes receberão o “Kit Sarau Brincante” com o livro “Amoras”.

SARAU BRINCANTE

Apresentação da contação “Histórias que Eu Ouvi Contar”, do Grupo Afeto; apresentação dos participantes dos encontros de preparação; apresentação espontânea do público, leituras e brincadeiras cantadas. Neste projeto, participam junto com Shirley Rodrigues, Mateus Efraim (contador de histórias, ator e brincante) e Sabrina Dourado (contadora de histórias, atriz e brincante).

Leia Mais: Foi neste domingo o 6º desafio de Handbike de Lagoa Santa

Deixe uma resposta