A missa para marcar a elevação será presidida pelo arcebispo de Belo Horizonte, Dom Walmor, às 19 horas, na sede da paróquia Nossa Senhora da Saúde.
Durante as comemorações do 200º Jubileu de Nossa Senhora da Saúde em Lagoa Santa, Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), o Conselho Episcopal da Arquidiocese de Belo Horizonte aprovou a elevação da igreja a Santuário Arquidiocesano.
A Solene Celebração de elevação da matriz de Lagoa Santa a Santuário já tem data marcada, 15 de agosto, às 19h. Antes, uma grande procissão será realizada pelos fiéis nas ruas da cidade, partindo da própria matriz.
O padre Ednei Almeida Costa, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Saúde, falou que o título é dado à igrejas como reconhecimento do trabalho social, experiência de fé e peregrinação realizados pelas entidades.
O arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo, ao apresentar a indicação da criação do santuário, sublinhou que cada igreja deve ser sempre, e cada vez mais, casa da Palavra, do Pão, da Caridade e da Missão. “Os santuários têm, de modo ainda mais especial, a missão de evangelizar, a partir da arte, da cultura e, especialmente, de uma vigorosa ação solidária, dedicada aos mais pobres. As comunidades de fé reunidas ao redor de Nossa Senhora da Saúde, na amada Lagoa Santa, com a criação dos Santuário, recebe um dom, mas também reafirma, de modo ainda mais forte, o compromisso de anunciar o Evangelho de Jesus Cristo”, diz.
Com essa elevação, o santuário de Nossa Senhora da Saúde se transformará em um lugar de peregrinação na busca de sinais e experiências de fé.
O primeiro Santuário de Lagoa Santa – Nossa Senhora da Saúde
A Paróquia Nossa Senhora da Saúde, em Lagoa Santa, celebra, neste ano, 200 anos de criação. A história começa no século 18, quando o bandeirante Felipe Rodrigues chegou à região de Lagoa Santa com muitas feridas nas pernas.
Ele atribuiu a cura de suas feridas à intercessão de Nossa Senhora da Saúde. Seu relato sensibilizou o frei Antônio Miranda, que apoiou a construção de uma capela dedicada a Nossa Senhora da Saúde.
A devoção chegou ao conhecimento do Imperador dom Pedro II que, ao visitar Lagoa Santa, em 1881, fez questão de visitar a igreja. O número de fiéis cresceu com o passar dos anos e, na década de 1950, a primeira igreja foi demolida para a construção de um novo templo, a partir de um projeto arquitetônico moderno, para poder acolher o crescente número de devotos.
O Jubileu de Nossa Senhora da Saúde, celebrado de 1º a 15 de agosto, no contexto da Festa da Padroeira, é a principal festa de Lagoa Santa, reunindo milhares de pessoas. Durante o Jubileu deste ano é que a Paróquia será elevada a Santuário.
Com informações da Arquidiocese de Belo Horizonte.