Após intensa luta do vereador Professor Fabiano Moreira, horário estendido na saúde se tornará realidade em Lagoa Santa

0
325
horário estendido na saúde
Foto: Divulgação

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o horário estendido nas UBS será implantado, a princípio, na Unidade CAS Norte. Futuramente, estendido para outras regiões da cidade.

Bastante comemorada pelo vereador Professor Fabiano Moreira, a aprovação do Projeto de Lei 5.785, na Câmara Municipal, que altera a Lei Municipal 4.194/2018, vai possibilitar o credenciamento da cidade de Lagoa Santa ao Programa Federal “Saúde na Hora”. O que isso significa? A ampliação de ações e serviços de Atenção Primária à Saúde por meio do funcionamento com horário estendido de Unidades Básicas de Saúde.

Para quem acompanha a atuação do parlamentar, essa vinha sendo há mais de três anos uma intensa cobrança do parlamentar nas reuniões plenárias: a adesão da Secretaria Municipal de Saúde ao Programa que custeia a implantação do horário estendido de funcionamento das Unidades e possibilita, assim, o acesso da população à ações e serviços fora do horário comercial.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o horário estendido será implantado, conforme alteração da Lei Municipal 4.194/2018, a princípio, na Unidade CAS Norte até às 20h. Futuramente, segundo o Secretário de Saúde, havendo alteração dos critérios do Ministério da Saúde, já sinalizados pela atual Ministra, a ideia é que o Programa seja ampliado e a oferta de atendimento com horário estendido implantado também em outras Unidades, como a do Palmital I e II, Centro, Aeronautas ou Visão.

“Após mais de três anos de intensa cobrança, minha solicitação foi atendida para o bem do nosso povo que usa o SUS. Valeu a luta! Essa é uma vitória para a mulher trabalhadora e o homem trabalhador de nossa cidade que, muitas vezes, quando chega do trabalho não encontra a Unidade de Saúde aberta. Que essa seja a primeira regional de muitas. Seguiremos na luta para que tal benefício seja estendido para outras regiões e UBS da cidade”.

Deixe uma resposta