A Rota das Grutas de Peter Lund será sinalizada com 124 novas placas informativas. A proposta promete ajudar os turistas a se orientarem melhor pelo percurso que envolve Lagoa Santa, Pedro Leopoldo, Sete Lagoas, Cordisburgo e Belo Horizonte.
O Ministério do Turismo considera a rota turística importantíssima para Minas Gerais e por este motivo encaminhará cerca de R$960 mil.
O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, ressalta a importância de melhorar a infraestrutura turística da rota mineira, que integra três unidades de conservação estaduais: o Parque Estadual do Sumidouro e os Monumentos Naturais Gruta do Rei do Mato e Peter Lund. “Precisamos investir em nossos atrativos naturais e promover todas essas belezas ainda desconhecidas por muitos brasileiros”, afirmou o ministro.
Segundo o ministro apenas os parques nacionais, se tivessem todo o potencial aproveitado, poderiam gerar até um milhão de empregos para o país. “O turismo de natureza é o turismo da vez. Se incluirmos os parques estaduais, esse número seria ainda maior”, alega.
A rota turística que leva o nome do pesquisador dinamarquês Peter Lund conta com 2,4 mil hectares de áreas naturais e possui 50 cavernas e 170 sítios arqueológicos, além de monumentos históricos e culturais.
O projeto executivo da sinalização foi realizado pela Associação Circuito Turísticos das Grutas – Instância de Governança Regional das Grutas – e entregue à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) e ao Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG).
Com a liberação do recurso será realizada licitação para contratação dos serviços de implantação da sinalização turística.
Fazem parte da Rota das Grutas Peter Lund:
1 – Em Belo Horizonte: o Museu de Ciências Naturais da PUC, no bairro Coração Eucarístico (marco 0 da Rota);
2 – Em Lagoa Santa: o túmulo de Peter Lund, o Centro de Arqueologia Annette Laming Emperaire, o Museu Peter Lund e a Gruta da Lapinha;
3 – Em Sete Lagoas: a Gruta Rei do Mato;
4 – Em Cordisburgo: a Gruta do Maquiné (marco 5) e o Museu Casa Guimarães Rosa (marco 6).