A #ficaemcasa ou #juntosemcasa vem sendo usada por blogueiros e formadores de opinião pedindo para que as pessoas não saiam e se mantenham em isolamento social. Porém, o auxílio emergencial disponibilizado pelo governo federal tem levado muitas pessoas para rua em busca de explicações e orientações para receberem o valor.
Ontem dia 28 de abril, na porta da Caixa Econômica Federal de Lagoa Santa, foi registrado uma fila imensa de pessoas que precisavam de atendimento. De acordo com informações enviadas ao portal não foi visto nenhum funcionário do banco orientando ou pedindo distanciamento de um metro de cada pessoa. Na foto que conseguimos na página Flagrante Lagoa Santa, disponibilizada pelo seguidor Paulo Sergio De Paula, aparecem muitas pessoas sem máscaras e desrespeitando os um metro necessários para diminuir o risco de contágio por Corona Vírus.
A Caixa Econômica Federal soltou uma nota informando que “toda a rede de atendimento (agências, lotéricas e correspondentes CAIXA Aqui) foi instruída a afixar cartazes alertando os clientes de que o canal oficial com informações sobre o coronavírus é a página do Ministério da Saúde (coronavirus.saude.gov.br/). O banco publicou ainda orientações sobre o COVID-19 nos perfis de redes sociais e site institucional, assim como no Internet Banking”.
Na nota ainda consta a informação de que ”o atendimento aos clientes está sendo realizado normalmente nas agências, lotéricas e salas de autoatendimento e os horários de funcionamento permanecem os mesmos”.
Infelizmente quem não tem acesso a internet ou não sabe utilizar os canais remotos e digitais de atendimento da empresa precisam sair de casa e colocar a vida em risco por causa de R$600. Mesmo o banco pedindo para que o calendário de saques seja respeitado e que a população só se dirija às agências e casas lotéricas em último caso, com intuito de evitar a busca massiva aos locais, as filas permanecem enormes.